Lixo eletrônico, o que fazer com o seu?

Postado por: Espaço do Notebook Comentários: 0

Jovem em ambiente industrial segurando uma caixa com lixo eletrônico.

 

Sabemos que o lixo eletrônico é um problema crônico no mundo, e principalmente no Brasil. O governo em todos os âmbitos nunca se mostrou realmente preocupado em resolver a questão do lixo de uma forma geral. Tanto que falamos muito sobre reciclagem, mas em poucas cidades vemos uma política pública que seja realmente eficaz.

Para uma solução definitiva, ainda não vemos outra saída a não ser os famosos 5Rs: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

Quanto ao lixo eletrônico, temos uma situação ainda mais delicada, pois é “comum” vermos produtos eletrônicos e principalmente pilhas e baterias sendo descartados com o lixo comum. Equipamentos que futuramente podem vazar líquidos nos lixões e contaminar o solo ou até mesmo o lençol freático da região.

Uma coisa é simples. E é aqui que eu quero te convidar. Está ao nosso alcance e muitas vezes vejo pessoas tomando decisões diferentes. Quando o eletrônico não te atende mais por ser antigo, mas ainda está funcionando porque você não o doa? Troquei minha cafeteira por uma maior, e em vez de jogar no lixo, anunciei no grupo do condomínio e em poucos minutos apareceu um vizinho interessado.

Seu computador ou notebook que talvez não suporte uma atualização para Windows 11, ainda pode ser muito útil para uma mãe ou um pai que gostaria de ter um aparelho qualquer só para o filho fazer pesquisas escolares ou até mesmo passar tempo assistindo desenho.

Não sabe para quem doar? Certamente próximo de você há uma ou mais assistências técnicas que podem aceitar seu eletrônico antigo como doação. Em alguns casos nós usamos para retirar peças e recuperar um aparelho parecido, ou em casos mais extremos, temos parceiros que fazem a coleta de sucata eletrônica e dão o destino correto. Empresa que inclusive nos fornece um Certificado de Descarte Ecológico.

E ai? O que você tem feito com seus eletrônicos quando chega a hora de trocar por um melhor?